Crédito da foto: www.http://www.finer.com.br/blog |
Oie,
A Black Friday está chegando e algumas perguntas aparecem, como por exemplo: Será que vai ser a Black Friday mesmo ou a " Black Fraude"?
Para não cair em alguma armadilha, vim dar algumas dicas que podem te livrar.
Como sabem, a Black Friday é dos Estados Unidos e veio para o Brasil faz alguns anos. Quem já viu algum vídeo ou até mesmo pessoalmente a Black Friday nos EUA, percebem que acontece logo depois do dia de ação de graças e muita gente já fica acampado na frente da loja, para tentar entrar primeiro nas lojas e pegar o que gostaria, pois são valores muito baixos, mas claro que sempre dá alguma confusão como brigas, puxam de cabelo e até mesmo pegam os produtos da mão de outras pessoas que já conseguiram ( sim, olhe no Youtube e vocês verão).
Aqui no Brasil, a maioria das ofertas são feitas pelos sites das lojas, para não dar confusão, então prestem a atenção em algumas dicas.
1- Anotem o que querem comprar
Fazendo essa lista, você se prepara para o valor que mais ou menos irá gastar, e no dia, não fica ansiosa e acaba comprando mais do que precisa.
2- Pesquisem os preços
Pesquisar é o principal de fazer uma boa compra. Mas não pesquisem no dia, pois se tiver algum golpe, você não irá perceber. O melhor é pesquisar duas semanas antes e pesquisem em todas as lojas possíveis. Pode ser tanto em loja física e na loja virtual, mas na loja virtual sempre é mais barato.
3- Valor do Frete e data da entrega
Isso é muito importante também, em algumas lojas, o frete acaba sendo mais caro e o valor total fica maior do que comprar em uma loja física mesmo. Então prestem a atenção e calcule o valor antes de fazer a compra. Além de ver o valor do frete, olhe também quantos dias úteis irá chegar o produto, pois algumas lojas podem demorar e se for para presente de natal, pode não chegar na data.
4- Conheça a loja
Se for pesquisar em algum site que você nunca tinha visto, fique atento. Pesquise sobre a loja, a reputação, os comentários. pergunte para os amigos ou para a família se já compraram nesse site. Sempre que olhar o site, olhe se tem o Cadeado e o http:// e com isso, você confirma que o site é confiável.
Aqui tem dois sites que podem te ajudar para conferir a reputação da loja www.reclameaqui.com,br
www.ebit.com.br
Existe um site do Procon que selecionam sites que você deve evitar: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
5- TOME CUIDADO
Ainda falando de lojas, agora a maioria dos sites tem alguns parceiros que vendem o mesmo produto, alguns casos mais barato e quando compram, tem gente que não percebe e pode ser uma dor de cabeça quando for trocar. Por exemplo, no sites lojas americanas, ponto frio, extra, walmart, submarino, podem perceber, eles tem parceiros de vendas, e lá ta escrito, Vendido e entregue pela loja tal, sempre vai estar escrito assim, mesmo aparecendo no site que são confiáveis.
6- Boleto ou cartão de Crédito
Essas são as duas formas de pagamento dos sites, e algumas pessoas ficam em dúvida qual escolher, vamos lá: No boleto você paga a vista e algumas lojas poem dar entre 5 a 12 % de desconto. No cartão e crédito, as lojas parcelam em até 10X, mas cuidado, olhem se não vai ter juros, que podem virar juros abusivos. Olhem quantas vezes o valor é SEM JUROS. Fica mais fácil e não terá preocupação posterior.
7- Sites cadastrados para a Black Friday
Existe um site que é da black friday mesmo, os sites são cadastrados nesse site e por ai você terá a certeza que o site é confiável e o preço não foi mudado. Lá você cadastra o produto que você deseja e eles mandam por e-mail qual o valor do produtos de acordo com os sites cadastrados. O site é http://www.blackfriday.com.br.
8- Direito do consumidor
Muita gente não sabe, mas mesmo comprando pela internet ou até mesmo por telefone, você tem direito sim. Caso você não goste do que comprou pelo site ou por telefone, você poderá trocar em até 7 dias úteis, sem motivo, A loja é obrigada a trocar. Mas isso não serve para as lojas físicas. Muita gente também se confunde com isso, Loja Física não é obrigada a trocar nenhuma mercadoria, exceto se tiver algum defeito de fábrica.
Para reclamar de algum site que maquiou o preço você pode entrar em contato com o procon da sua cidade e reclamar da loja e motivo. Assim, o procon terá as reclamações e as notificações irão para a loja.
Crédito da foto: www.mepoupenaweb.com |
Então é isso, essas são as dicas, para mim, mais importantes passar.
Espero que tenha ajudado.
Boas compras e até a próxima.